
A2
Objetivos de A2:
Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante), comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais e descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Destinatários de A2:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua inglesa e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível A.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de A2:
Só poderá frequentar o nível A2 se ao efetuar o teste de colocação de nível este revelar que tem condições para ingressar o mesmo ou, em caso de concluir com aproveitamento o nível A1 e pretender dar continuidade ao estudo da língua.
Métodos de A2:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de A2:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Expressões de delicadeza nos contactos sociais (dirigir-se a alguém, cumprimentar, pedir licença, agradecer, desculpar-se, etc.); - Instruções em sala de aula; - Formas de pedir permissão; - Casa e lifestyles; - Tarefas domésticas; - Família; - Vida profissional: profissões/percurso profissional; - Educação (percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares); - Atividades de férias e de lazer/ viagens; - Rotina diária/ hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia); - Saúde e desporto; - Compras e vendas; - Ida ao restaurante; - Transportes; - A cidade (espaços, serviços, organização,...); - Avisos e sinalizações comuns e locais públicos; - Direções/indicações; - Cultura: cinema, música, livros; - Descrição de lugares; - Aparência/ descrição de pessoas; - Características psicológicas/ de personalidade; - Pertences pessoais; - Cumprimentos/ felicitações para épocas festivas/ dias especiais; - Atendimento telefónico; - Expressões que permitam referir gostos e preferências; - Formas de apresentar sugestões e opiniões; - Expressões de tempo e de frequência; - A comparação. |
|
2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia elementar/ contraste com a ortografia do Português; sinais de pontuação: regras básicas. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa; a negação; concordância entre os elementos da frase; a frase complexa: composta por coordenação (adição, conclusão, causa, alternância, sequência temporal); a frase complexa: composta por subordinação: expressão da comparação ("comparing"); expressão da condição ("conditionals"); outras orações adverbiais (temporais, causais e finais simples); orações relativas ("relative clauses"). A voz passiva; discurso indireto ("Reported speech"). O verbo: Tempos verbais (formação, valores e usos): presente (present simple, present continuous, present perfect); passado (simple past, past continuous, past perfect); present perfect VS simple past, futuro (com be going to, com -ing, com will/shall, future continuous), gerúndio (forma -ing dos verbos) – revisão; infinitivo - revisão, particípio passado - revisão, imperativo - revisão, tempos usados para exprimir a condição; verbos auxiliares e formas contraídas dos mesmos; verbos modais para expressar capacidade, possibilidade, proibição, obrigação, necessidade, fazer solicitações ou apresentar sugestões (can, could| must |may, might | would | should | shall); verbos modais marginais (used to, be able to, have to / have got to); verbos regulares e irregulares de uso corrente; phrasal verbs e prepositional verbs de uso corrente. O determinante: Revisão de: Artigos definidos e indefinidos/ Omissão de artigo; Possessivos; Demonstrativos; numerais ordinais; de quantidade (some, any, much, many, little, few, most, each, either/neither, both...) - "Quantifiers". O pronome: Revisão dos pronomes pessoais, reflexos, possessivos, demonstrativos e interrogativos; pronomes indefinidos (compostos de some, any, every, no); pronomes relativos who ,which, that. O nome: Género (masculino, feminino, neutro) e Número (singular/ formação do plural); nomes contáveis e não contáveis; formação dos nomes. O adjetivo: Género e número; grau (comparativo e superlativo); Present e past participle usados como adjetivos. O advérbio: Advérbios de afirmação e de negação; advérbios de dúvida; advérbios de frequência; advérbios de intensidade; advérbios de modo; advérbios de lugar; advérbios de tempo; advérbios interrogativos; locuções adverbiais muito comuns das categorias acima apresentadas; posição do advérbio. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns: usos e regências. A conjunção: Conjunções que exprimam adição, oposição, alternância, conclusão, finalidade e condição. Discurso: Conetores mais frequentes; formas de chamar a atenção (ouça, perdão, por favor); formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; coerência e unidade temática; Adequação ao contexto e à situação. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.
Valor do investimento em A2:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222