
C1
Objetivos de C1:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas para o nível C.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de C1:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua espanhola/castelhana e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível B.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de C1:
É necessário realizar um teste de colocação de nível.
Métodos de C1:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de C1:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Diversidade cultural e linguística dos países de língua espanhola (variedades geográficas, regionais do Espanhol); - Expressões idiomáticas comuns; - Coloquialismos; - Expressões que auxiliam a manutenção da conversa; - Expressões formais para expressar concordância ou discordância numa discussão; - Registos de língua; - Educação/ áreas do conhecimento; - Investigação científica; - Sentimentos e opiniões; - Lei/ tribunais/ documentos legais; - Emprego/ vida profissional; - Empresas e comércio; - Economia/Mundo financeiro; - Notícias da atualidade; - Artes, cultura e entretenimento; - História; - Mundo natural/Natureza; - Viagens e férias; - Saúde e desporto. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Pretende-se consolidar os conhecimentos que os formandos já possuem acerca dos mesmos e explorar os casos de maior complexidades/dificuldade. Fonética/Pronúncia e Ortografia: Variedades (geográficas/regionais) do Espanhol; Registos de língua; pronúncia; entoação; ortografia / contraste com a ortografia do Português; marcas do discurso oral: contrações, elipses, fillers. A Frase: Formas de exprimir: o tempo; a causa; a consequência; o fim; a hipótese e a condição; a posição e a concessão; a comparação; a probabilidade; revisão das formas e dos usos das orações coordenadas e dos vários tipos de orações subordinadas; frases compostas por várias orações subordinadas e/ou coordenadas: articulação, modos e tempos verbais; revisão da voz passiva; discurso direto e indireto. O verbo: Formação, valores e usos de todos os tempos verbais nos diferentes modos; formas e expressões imperativas; verbos na voz passiva; padrões verbais; verbos regulares e irregulares; construções perifrásticas com infinitivo, gerúndio e particípio; articulação/conjugação dos tempos verbais nos discursos. O determinante: Revisão dos diversos tipos de determinantes, conforme as necessidades evidenciadas pelos formandos. O pronome: Revisão dos diferentes classes de pronomes (destaque para os usos mais complexos). O nome: Revisões Pontuais conforme as necessidades evidenciadas pelos formandos; revisão dos casos particulares de mudança de género e de número; nomes compostos. O adjetivo: Revisões Pontuais conforme as necessidades evidenciadas pelos formandos; revisão dos casos particulares de mudança de género e de número; valores estilísticos da anteposição. O advérbio: Sistematização dos diversos tipos de advérbios e locuções adverbiais e sua colocação na oração; adjetivos usados como advérbios. A preposição: Revisões Pontuais conforme as necessidades evidenciadas pelos formandos; preposições e locuções prepositivas em construções frásicas complexas; análise e sistematização dos casos de regência de preposição que mais contrastam com o Português. A conjunção: Revisões Pontuais conforme as necessidades evidenciadas pelos formandos. Discurso: Formas e usos dos diversos conetores discursivos; formas de: início do discurso, uso da palavra, finalização do discurso, enumeração, correção, continuação, tematização; formas de tratamento; distinção entre os vários registos de língua; adequação do texto ao contexto, à situação e interlocutor(es); conjugação de vários tempos verbais num texto escrito/oral; coesão e coerência.
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
Valor do investimento em C1:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222