
B2
Objetivos de B2:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas para o nível B.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de B2:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua alemã e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível B.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de B2:
É necessário realizar um teste de colocação de nível.
Métodos de B2:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de B2:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Registos de língua; - Variedades/variantes do alemão (pronúncia e vocabulário); - Cultura e comportamentos sociais; - Superstições; - Vida quotidiana; - Emprego/ vida profissional (ex.: procura de emprego, recrutamento, organização do trabalho, contratos, etc.); - Educação; - Notícias da atualidade/ meios de comunicação; - Artes, cultura e entretenimento; - Alimentação/ culinária; - Ciências e tecnologia; - Economia/Mundo financeiro; - Saúde/ ida ao médico; - Mundo natural/Natureza (ex.: meio ambiente, vida selvagem, viagens, etc.); - Sentimentos; - Relacionamentos; - Advertências e conselhos; - Expressões idiomáticas comuns. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Pretende-se consolidar os conhecimentos que os formandos já possuem acerca dos mesmos e abordar alguns casos de maior complexidade. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia / contraste com a ortografia do Português; regras de acentuação; sinais de pontuação; marcas do discurso oral: contrações, elipses, fillers. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa (Revisão e Alargamento); concordâncias gramaticais; revisão da frase complexa composta por coordenação; a frase complexa composta por subordinação (revisão e alargamento); ordem dos elementos na oração subordinante (revisão); lugar dos complementos nas frases simples e complexas; formas de exprimir: o tempo; a causa; a consequência; o fim; a hipótese e a condição; a posição e a concessão; a comparação...; a voz passiva (revisão); discurso direto e indireto (revisão e alargamento); frases compostas por mais do que uma oração subordinada; uso de partículas modais diversas. O verbo: Formação, valores e usos de todos os tempos verbais nos diferentes modos; formas e expressões imperativas; verbos na voz passiva; padrões verbais; verbos modais; verbos regulares e irregulares; verbos separáveis e inseparáveis; verbos reflexos; verbos impessoais; verbos preposicionais; verbos de vários complementos preposicionais. O determinante: Revisão das diferentes classes de determinantes (destaque para os usos mais complexos). O pronome: Revisão das diferentes classes de pronomes (destaque para os usos mais complexos). O nome: Sistematização dos casos particulares de mudança de género e número; declinações dos nomes nos vários casos; formação dos nomes. O adjetivo: Género, número, regras de concordância do adjetivo; declinações dos adjetivos nos vários casos; grau comparativo (casos regulares e irregulares); grau superlativo(casos regulares e irregulares). O advérbio: Formação dos advérbios; advérbios e locuções adverbiais correntes (usos e posição) – revisão e alargamento. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns: usos e regências (revisão e alargamento). A conjunção: Usos das conjunções/locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas (revisão e alargamento). Discurso: Formas e usos dos conectores de: adição, contraste, causa / efeito, razão/consequência, correlação, exemplificação, explicação, condição; formas de: início do discurso, uso da palavra, finalização do discurso, enumeração, correção, continuação, tematização; formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; adequação do texto ao contexto, à situação e interlocutor(es); conjugação de vários tempos verbais num texto escrito; coerência e unidade temática.
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
Valor do investimento em B2:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222